Pular para o conteúdo principal

Blogueiros encontram formas carinhosas de se conhecer e assim agitar as relações sociais dentro do mundo virtual. Não sei como começou mas o Prêmio Dardos é uma dessas iniciativas - disfarçada de "concurso" dos melhores blogs, no caso educativos. E assim, forma-se uma rede...

Funciona assim: alguém indica você para receber o prêmio - agradeço à professora Thaíza, do
Quimilokos - e o indicado tem que exibir o logo acima no seu blog, linkando-o ao website de quem lhe deu a indicação. Depois, tem que escolher 15 blogs para entregar o prêmio, e avisar os escolhidos.

Então, aí vão os meus queridos companheiros de cyberativismo, coleguinhas "verdes" que propagam a educação ambiental e a comunicação. Com vocês, minhas indicações ao Prêmio Dardos:

1) Blog do
Fábio Deboni - Fonte preciosa de informações desse educador ambiental de Brasília. O engraçado é que já fui pra lá umas três vezes, em eventos da "turminha" e nunca encontrei com ele...

2)
Ecobservatório - Mantido pelo educador ambiental, jornalista e surfista João Malavolta, de Itanhaém. É atualizado quase diariamente com notícias que nem sempre saem nos jornais.

3)
Atitude Verde - Outro colega jornalista, o Iberê Tenório, que mantém posts curtos e certeiros sobre meio ambiente. Às vezes ela coloca fotos de suas viagens pela natureza (será que a última é Itatiaia?).

4)
Palavra Aberta - Da professora Gladys, lá de Joinville. Foi um primeiros blogs que vi funcionando com interatividade quase absoluta entre os alunos. Essa guerreira me mostrou que o universo virtual é ilimitado e difícil pelos excessos, mas que dá pra casar educação e internet. Não à toa, ela vive ganhando prêmios...

5)
Progresso Verde - Nosso colega gaúcho é engenheiro florestal de Santa Maria, mas mora em Rondônia e trabalha no Ibama. Sempre traz referências sobre novas tecnologias para o bem do planeta... mas o prêmio vai por uma iniciativa muito bacana que ele criou, o Super Trunfo Árvores Brasileiras. Quem tem mais de 30 sabe desse jogo de baralho... e não é que o cara inventou um com tema ecológico? Detalhe: ele libera o uso, gratuitamente, para quem quiser.

6)
Blogando nas Ondas do Rádio - Quem trabalha com educomunicação em São Paulo com certeza conhece o blog do professor Carlos. Tudo o que você precisa pra montar rádio virtual na escola, em casa ou em qualquer outro lugar, tem aqui. Com milhares de links, video-aulas e é claro, links para programas de rádio feito por crianças e adolescentes.

7)
Diário do Professor - Declev é biólogo e educador ambiental no Rio de Janeiro e mistura apaixonadas opiniões sobre o mundo com boas dicas e apresentações para quem trabalha com educação ambiental.

8)
Márcio Prado - Amigo de longa data, fotógrafo, educador ambiental, montanhista, poeta, marido da Dani e futuro papai. Poesia e fotografia de natureza são o mote de seu blog e uma pausa no dia-a-dia tumultuado.

9)
Odisséia Literária - Não sei se é blog, ou site... mas tem uma pegada de blog esse espaço virtual de crítica literária. É bem escrito (às vezes meio intelectual demais pro meu pobre e mortal gosto de jornalista), mas tem umas pegadas bem bacanas. Além de entrevistas exclusivas, como a com o escritor Daniel Galera (não sabe quem é? Clique aqui).

10)
Destemperados - Nem só de meio ambiente vive o homem... eu adoro gastronomia, adoro comer, adoro viajar e conhecer um prato diferente, mas detesto gente metida que entende tudo que é nome de vinho e prefere citar restaurantes famosos. E costumava gostar de escrever sobre comida. É por isso que indico esse blog, feito a várias mãos em Porto Alegre (saudades de POA) e, pelo jeito, com patrocínio e tudo...

11)
Seja Bem Vinho - A jornalista Cris Couto é editora da Revista Mesa mas estudou história para escrever gastronomia. Ou seja, não fica só dizendo se o prato veio quente ou se o bife estava mal passado. Chegou do México há pouco tempo - que inveja! - e fotografou todas aquelas comidas coloridas. É a típica viajante gourmet, e como coansegue ter tão magrinha?
12) Quimilokos - Não é porque a professora Thaiza me elegeu não... é porque acho bacana a frase "de químico e louco todo mundo tem um pouco", e porque o blog dela é um caos! Tudo é tão certinho na internet, é bom ver um pouco de bagunça organizada. Ela usa o blog pra se comunicar com seus alunos e outros professores, e também fala algumas vezes sobre meio ambiente... química tem tudo a ver com meio ambiente!
13) Gibiteca - Eu adoro desenho animado e história em quadrinho. E é bacana acompanhar o trabalho da professora Natania Nogueira, lá de Leopoldina (MG). Ela formou uma gibiteca e em sua escola e indica vários blogs e sites muito bacanas. Confiram!
14) Altino Machado - O jornalista é acreano, mora por lá e só assim pra gente ficar sabendo o que se passa nos rincões da Amazônia. Se cada estado tivesse um blogueiro-jornalista que escreve bem como ele e admite seus erros... conheci o Altino em um evento para jornalistas em Sampa. É um apaixonado pela floresta e por política, como quase todo bom jornalista que conheço. Como não tem papas na língua creio que arruma muitos inimigos... mas tem amigos a distância, que apóiam a tua causa!
15) Roedores de Livros - Não conheço Tino e Ana Paula, autores desse projeto lindo nos arredores de Brasília. Uma biblioteca infantil, com contadores de história, música, e esse blog lindo com sinopses de livros infantis que são como se fossem novas histórias. Vocês ainda terão um livro meu resenhado por vocês, queridos amigos virtuais!
16) Educação Ambiental em Goiás - Era pra indicar só 15, mas não poderia deixar o Wagner Oliveira fora da lista. Esse jornalista e educador ambiental "pendurou" links para várias publicações pedagógicas sobre meio ambiente, facilitando, e muito nosso trabalho.

Comentários

ihiihiihihihi!!
Valeu Débora!
^^!
E, definitivamente, Química tem tudo a ver com Meio Ambiente!
hehehe!
Inclusive estou com um Projeto pra realizar com 'meus' 3ºs anos, justamente sobre Meio Ambiente, a começar no 2ºSemestre deste ano.
.
Quanto a entrevista, é só marcar!
=D
Estou disponível no que precisar e eu puder lhe ser útil!
[]'s

Postagens mais visitadas deste blog

  Esta semana em Brasília ocorre a vigésima edição do ATL - Acampamento Terra Livre, organizado pela APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).  É a maior mobilização indígena do país e tem uma semana de muitas atividades, incluindo marchas, sessão solene no Congresso Nacional e apresentações culturais. Em 2023 foram seis mil indígenas de 180 etnias participando. Este ano, com certeza, haverá muito mais. Reinauguro este espaço de comunicação que não escrevo há tempos para prestigiar a ATL, vou acompanhar ao vivo no dia 23 de março, diretamente de Brasília, onde estou morando, em parceria com o site Vocativo.com , do premiado jornalista Fred Santana, de Manaus.  Vou acompanhar um trechinho da marcha que eles fazem até o congresso e assistir as duas sessões. Me acompanhem lá pelo Vocativo.com! 

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Quadrinhos, um jeito divertido de ensinar meio ambiente

A tirinha acima faz parte do projeto Edu HQ , mantido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e mantém um acervo com centenas de quadrinhos e pequenas animações, muitas delas feitas por crianças. No item meio ambiente há 173 tirinhas como essa. Trabalhar com quadrinhos na sala de aula e no dia-a-dia é uma viagem... pois a partir da brincadeira é possível levantar vários pontos: refletir sobre o recurso de linguagem, o humor, a ironia, pesquisar o que o autor quis dizer, o que há por trás da história. Já para quem é "gente grande", quadrinhos são sempre um respiro no dia-a-dia... e também ajudam a pensar!