Video-homenagem aos participantes do Encontro Carta da Terra e Pedagogia na Educação, que foi realizado no Ibirapuera- SP, e teve cobertura educomunicativa de alunos da EMEF Fernando Gracioso.
Fica a dica para educadores: é muito fácil fazer video-clips de fotografias em programas como o Windows Move Maker, adicionar textos e músicas, como fizemos no vídeo acima. Vale como um registro dinâmico de eventos, que podem ser desde a feira de ciências na escola até a passeata que fizeram no bairro. O importante é que os alunos terão a oportunidade de desenvolver um "produto comunicativo", trabalhar habilidades de leitura e escrita e, é claro, usar uma ferramenta de informática de forma bacana.
A tirinha acima faz parte do projeto Edu HQ , mantido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e mantém um acervo com centenas de quadrinhos e pequenas animações, muitas delas feitas por crianças. No item meio ambiente há 173 tirinhas como essa. Trabalhar com quadrinhos na sala de aula e no dia-a-dia é uma viagem... pois a partir da brincadeira é possível levantar vários pontos: refletir sobre o recurso de linguagem, o humor, a ironia, pesquisar o que o autor quis dizer, o que há por trás da história. Já para quem é "gente grande", quadrinhos são sempre um respiro no dia-a-dia... e também ajudam a pensar!
Comentários
Belíssimo evento. Parabéns! Pena ter sido no mesmo dia do EducaCamp, mas nos próximos marcaremos em dias diferentes e assim poderemos ir uma no evento da outra.
Atitudes como estas é que fazem a diferença na educação do nosso país.
Parabéns e sucesso sempre!
beijinhos
Cybele Meyer