Pular para o conteúdo principal

Professora ensina história – e educação ambiental - através da música

A professora Marli de Oliveira Carvalho já apareceu nesse blog (leia no arquivo), e em reportagem minha da revista Nova Escola (setembro/2007), relatando suas experiência em dar aulas de história com MPB.

E o que isso tem a ver com meio ambiente?

Tudo! Leia a mini-entrevista com a educadora, que agora tem um site – o Cantando História – e uma programação de oficinas para utilizar a música na sala de aula. No final da entrevista, você acompanha as datas das próximas oficinas de Marli. Boa leitura:

Educom Verde - Porque é bom ensinar história com música?


Marli - A Música Popular Brasileira - MPB - é considerada uma das produções culturais mais ricas do século XX. É até produto de exportação, representando nosso País com legitimidade. Dessa maneira, o projeto Cantando a História pensa a construção da História do Brasil pelo viés da música, por intermédio da análise de canções da MPB "dentro" do contexto histórico-social, no qual foram produzidas ou ao qual se reportam.

Educom Verde - Na seleção de músicas que retratam a participação das etnias africanas na História, no folclore e nas raízes culturais do Brasil, algumas dessas canções são direta ou indiretamente relacionada à questões sócioambientais?

Marli - Ao preparar as minhas aulas eu viso inserir as questões ambientais no processo histórico brasileiro, uma vez que a devastação do meio ambiente foi processual e veio disfarçado com o nome de "desenvolvimento" e/ou "processo civilizatório".

Educom Verde - Para você, o que é ser um professor ligado no socioambiental, mesmo não sendo de biologia ou geografia?


Marli - Penso que antes de ser Professora de História, sou educadora o que pressupõe dizer que tenho a responsabilidade de formar as novas gerações, e os desdobramentos destas ações virão a médio e longo prazo. Sei que participo da construção do Brasil por intermédio dos ensinamentos que trago para a sala de aula hoje.

Educom Verde - Como promover a interdisciplinaridade do meio ambiente na escola?

Marli - Olha, para trabalhar os temas históricos eu busco parcerias com os meus colegas de diversas áreas do conhecimento, ou seja: com a Geografia, a sala de leitura, o laboratório de informática. O melhor é unir forças, trocar idéias, abrindo os horizontes de cada disciplina.

AGENDA DE OFICINAS
26 de outubro (sexta-feira), 14h/18h

Palestra: Cantando a História pelos caminhos da MPB
Câmara Municipal de São Paulo
Inscrições: (11) 3396-4403 com Ivan ou Iracema

27 de outubro (sábado), 8h/12h
Curso: O negro canta a sua História
Local: CORJESU - Rua São Vicente de Paulo 374 (Metrô Marechal Deodoro)
Inscrições: (11) 3159-1887

31 de outubro (quarta-feira), 19h/22h
Curso: O negro canta a sua História
Local: SINPRO - Rua Borges Lagoa, 208 Metrô Santa Cruz
Inscrições: (11) 5080-5974 com Mara


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

  Esta semana em Brasília ocorre a vigésima edição do ATL - Acampamento Terra Livre, organizado pela APIB (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil).  É a maior mobilização indígena do país e tem uma semana de muitas atividades, incluindo marchas, sessão solene no Congresso Nacional e apresentações culturais. Em 2023 foram seis mil indígenas de 180 etnias participando. Este ano, com certeza, haverá muito mais. Reinauguro este espaço de comunicação que não escrevo há tempos para prestigiar a ATL, vou acompanhar ao vivo no dia 23 de março, diretamente de Brasília, onde estou morando, em parceria com o site Vocativo.com , do premiado jornalista Fred Santana, de Manaus.  Vou acompanhar um trechinho da marcha que eles fazem até o congresso e assistir as duas sessões. Me acompanhem lá pelo Vocativo.com! 

Quadrinhos, um jeito divertido de ensinar meio ambiente

A tirinha acima faz parte do projeto Edu HQ , mantido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e mantém um acervo com centenas de quadrinhos e pequenas animações, muitas delas feitas por crianças. No item meio ambiente há 173 tirinhas como essa. Trabalhar com quadrinhos na sala de aula e no dia-a-dia é uma viagem... pois a partir da brincadeira é possível levantar vários pontos: refletir sobre o recurso de linguagem, o humor, a ironia, pesquisar o que o autor quis dizer, o que há por trás da história. Já para quem é "gente grande", quadrinhos são sempre um respiro no dia-a-dia... e também ajudam a pensar!

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d...