Em outra reportagem sobre o mapa da violência, dessa vez no Estadão (também de 28 de fevereiro), o coordenador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade Federal do Espírito Santo, Cláudio Zanelli, acredita que há realmente "uma associação entre urbanização acelerada e violência".
A tirinha acima faz parte do projeto Edu HQ , mantido pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e mantém um acervo com centenas de quadrinhos e pequenas animações, muitas delas feitas por crianças. No item meio ambiente há 173 tirinhas como essa. Trabalhar com quadrinhos na sala de aula e no dia-a-dia é uma viagem... pois a partir da brincadeira é possível levantar vários pontos: refletir sobre o recurso de linguagem, o humor, a ironia, pesquisar o que o autor quis dizer, o que há por trás da história. Já para quem é "gente grande", quadrinhos são sempre um respiro no dia-a-dia... e também ajudam a pensar!
Comentários
Bjs!
Acho que esse artigo pode lhe interessar: Mudanças climáticas e violência urbana, de Mário Menezes. está publidado em http://www.amazonia.org.br/opiniao/artigo_detail.cfm?id=235948
bjo
Jornalistas como você fazem a diferença pela abordagem e conscientização da população.
Boa sorte nessa área!
esse é um otimo tema,
ela está sendo abordado atualmente em varias instituições escolas (: