Pular para o conteúdo principal

Porque me apaixonei pela causa ambiental 2

Maria José Alves Silva é de Vitória do Xingu (PA). Pedagoga formada pela Universidade Federal do Pará, é educadora ambiental em sua região.

Participe! Envie a sua história pessoal, contando “como me envolvi de corpo, mente e alma pela causa socioambiental” para o e-mail educomverde@yahoo.com.br, com nome completo, mini-currículo, blogs e sites (se houverem), telefone e cidade. Se quiser, mande também uma foto sua, e idade. Publicarei todos que chegarem e, na Semana do Meio Ambiente, sortearei um kit de sacola de compras ecológica, de tecido, e sabonetes feitos de elementos vegetais.

Como me envolvi de corpo, mente e alma pela causa socioambiental

Saímos do Rio de Janeiro, em 1972 e vim morar no Pará para a colonização da Rodovia Transamazônica. Chegando aqui, fiquei encantada com tanta água e floresta e principalmente o rio Xingu, pois já o conhecia através do meu professor na 4ª série que falava da beleza deste rio, e chegando aqui fiquei a olhar e me emocionei, o motivo eu não sabia, mas hoje sou uma das defensoras contra a barragem que querem fazer.

Então passei a ser professora do projeto de colonização, e embaixo de um tapirí (barraco aberto coberto de palha), onde dava aula, ficava observando a floresta ser derrubada pelos colonos e falava com meu pai o perigo que seria no futuro, ele na sua ingenuidade me explicava quanto mais derrubava mais a água aumentava. Resultado: os igarapés da Transamazônica secaram e ficou difícil sem água.

E em 1988, viemos morar em Vitória do Xingu, e fiquei entre dois rios, o Tucuruí e o Xingu. E novamente em sala de aula resolvi que as minhas aulas seriam voltadas também para o meio ambiente. Sofri muitas críticas dos meus companheiros ao mostrar aos meus alunos a importância das formigas para a natureza, mas não desisti, continuei o trabalho com os alunos.

Passei a levar para a sala de aula pescadores, pessoas idosas da comunidade para que pudesse falar sobre a sua vida e a experiência de vida e descrever o rio e as vegetações nativas, passei a programar as minhas com passeio ecológico e envolver os alunos e a comunidade e assim nesses passeios observava os rios e igarapés e os alunos faziam pesquisas, músicas e danças e no final de semana fazíamos as apresentações na praça. E nesses passeios o igarapé do Gelo ganhou atenção especial pelos alunos e professores.

E hoje os que foram meus alunos, são professores e parceiros das atividades e trabalham envolvendo seus alunos com atividades ambientais.

Sempre participo dos trabalhos escolares fazemos passeios e a luz ambiental começou a iluminar. Hoje estou em uma ONG, mas continuo em sala de aula fazendo trabalhos com os alunos e levando para praça música, teatro, poesia e capoeira.

Temos um projeto TARTARUGAS VIVAS, trabalhamos a preservação das tartarugas da Amazônia, participam alunos, professores, pescadores e pessoas da comunidade desde a desova até as tiragem dos filhotes e a devolução para o rio Xingu, e a praça continua sendo o nosso palco para mostrar fotografias e dvds produzidos com as atividades dos alunos, e aí a música e a poesia está sempre presente é uma festa ambiental.




E consegui através de minha persistência contagiar e levar muitas pessoas para cuidar do meio em que vivemos, todos os anos dia 5 de Junho a praça novamente recebe os alunos em caminhada para mostrar que precisamos cuidar do planeta em que vivemos.

Comentários

Anônimo disse…
Conheci seu blog através de pesquisa no Google. Essa semana resolvi, entre os posts corriqueiros, inserir informações em comemoração à Semana do Meio Ambiente. E no post desta quarta (4), listei 10 blogs que tratam da questão ambiental. Inclui seu link. Veja: http://www.nossanoite.com.br/divadomasini/exibemateria.asp?codigo=645

abraços

PS. Desculpa entrar em contato via comentários, mas não consegui localizar seu e-mail no blog.

Marcos Masini
Li******* disse…
Ai que saudade da Zezé!!!
Não tenho como não me emocionar mais uma vez com o relato dessa guerreira que com sua simplicidade é uma das pessoas mais sábias que conheço.
Fiquei muito feliz em encontrar esse relato aqui!!
Eliane Camilo
CESCAR - Coletivo Educador de São Carlos, Araraquara, Jaboticabal e Região.
Anônimo disse…
Gente! Que maravilha este blog!!! Parabéns e a partir de hoje há uma leitura constante: eu.
Grande abraço - Rosi Cheque (jornalista e poeta - SP)

Postagens mais visitadas deste blog

Download: atlas de bacia hidrográfica

O Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental 5 Elementos , de São Paulo, "especializou-se" na publicação de materiais paradidáticos que podem ser utilizados na educação ambiental, tanto na escola quanto fora dela. São materiais feitos por e para educadores, diferente do que acontece com algumas editoras brasileiras - que nem sempre contratam pessoas com real vivência nessa área. Seu lançamento mais recente é o Atlas Socioambiental - Um Retrato da Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê . Tive a oportunidade de participar da produção, editando textos dessa ferramenta que une mapas e uma leitura dos mesmos para entender a gestão e a conservação dos recursos hídricos. A publicação está disponível para download no site da 5 Elementos, junto a outros materiais produzidos pelo Instituto que, inclusive, estão com tiragem esgotada. É o caso do manual Lixo e Reciclagem , que traz temas como a história da relação do homem com seus resíduos, a classificação, coleta, transpor

Parábola da escola animal

Texto inteligente do filósofo Osho, publicado no blog Palavras de Osho . É para se pensar... "Um amigo me enviou esta linda história. Eu gostaria que você a conhecesse; ela pode ajudar. A história se intitula "A Escola Animal". Um dia os animais se reuniram na floresta e decidiram criar uma escola.Havia um coelho, um pássaro, um esquilo, um peixe e uma enguia, e eles formaram uma Diretoria. O coelho insistiu na inclusão da corrida no currículo. O pássaro insistiu na inclusão do voo no currículo. O peixe insistiu na inclusão da natação no currículo. E o esquilo disse que a subida perpendicular em árvores era absolutamente necessária ao currículo. Eles juntaram todas essas coisas e escreveram um roteiro do currículo. Então insistiram em que todos os animais aprendessem todas as matérias. O coelho, embora tirasse um "A" em corrida, teve uma enorme dificuldade em subida perpendicular em árvores. Ele sempre caía de costas. Logo ele teve um tipo de d

Comunicação 2.0: conversa e prática

Em um universo onde as redes sociais virtuais ganham cada vez mais espaço - o que nem sempre é sinônimo de diálogo e compartilhamento reais - a comunicação precisa ser pensada de maneira diferente nas organizações e coletivos que trabalham, principalmente, a mobilização social. Esse foi o mote do evento Comunicação 2.0: conversa e prática, realizado no dia 1 de março de 2018 no Impact Hub, em Manaus (AM), sede atual da Educom Verde Comunicação e Educação Ambiental. Porque 2.0? Uma brincadeira com referência a uma "versão" atualizada do que precisa ser a comunicação nas relações de hoje. Mais do que se preocupar com ferramentas, é preciso refletir sobre como nos comunicamos com os públicos que precisamos, sejam eles alunos de um professor, ou beneficiários do projeto de uma organização. A oficina abordou o campo da Educomunicação como proposta metodológica para o aprendizado por meio das relações de comunicação, seja como ferramenta, seja como processo. É pensar se